SISTEMA DE COMPRAS: POR QUE SUA EMPRESA DEVE ADOTAR AGORA!
Qual a importância que você dá para sistema de compras atualmente? Faz bastante tempo que o setor de Compras deixou...
Qual a importância que você dá para sistema de compras atualmente?
Faz bastante tempo que o setor de Compras deixou de ser encarado como uma área dispensável nas empresas. Na verdade, hoje em dia é um departamento estratégico. E essencial para o bom funcionamento das atividades da organização e para a diminuição de custos nas operações.
Para ter melhor resultado nesse trabalho é indicado usar um sistema de compras.
Esse software ajuda a manter a empresa mais competitiva e assegurar que as aquisições sejam realizadas com o melhor custo-benefício.
Afinal de contas, de acordo com o especialista Claudio Mitsutani, o setor de Compras é responsável por 50% ou mais do total de custos da companhia.
Mas será que vale a pena implantar esse sistema na sua organização?
Quais são os benefícios que pode conquistar para o processo de gestão de compras?
É isso que vamos responder no post de hoje. Vamos lá?
Processo de compras: como funciona
Toda empresa precisa adquirir matérias-primas, mercadorias ou produtos para o seu processo de produção.
Como afirmamos anteriormente, isso pode representar um percentual muito elevado de gastos e nos permite chegar à conclusão de que quem compra melhor vende melhor.
É por isso que o setor de Compras tornou-se estratégico e uma função que agrega valor ao negócio.
Os profissionais desse departamento têm o objetivo de encontrar os melhores fornecedores, obter produtos com o menor preço e a melhor qualidade possível.
Para isso, existem 3 tipos de compras que podem ser realizadas:
Compras estratégicas
Também chamada de strategic sourcing, é o processo no qual há o desenvolvimento e a gestão da relação com os fornecedores a fim de adquirir materiais e contratar serviços com base no modelo do custo total da aquisição.
É um formato diferente do tradicional, porque volta seus esforços para as compras estratégicas propriamente ditas, ou seja, os preços são negociados de forma estruturada e os custos administrativos e de uso e movimentação do produto ou serviço são incluídos.
O strategic sourcing apresenta como resultados:
- a redução e o redesenho do ciclo de compras;
- a diminuição e a identificação do custo total de aquisição;
- o entendimento dos direcionadores principais de custos de cada categoria;
- o reconhecimento dos fornecedores e suas especialidades;
- a assimilação clara da estratégia e do modelo de ida ao mercado.
Compras eletrônicas
Também conhecido por e-procurement, essa é uma plataforma disponibilizada para que os profissionais de Compras encontrem fornecedores especializados.
A solicitação é encaminhada de maneira detalhada, já com descrição do material, quantidade necessária, entre outros dados relevantes para a compra.
A partir disso, a empresa compradora recebe as respostas de forma organizada e pode escolher a melhor opção.
O e-procurement ajuda a reduzir custos, deixa a empresa mais competitiva e com maior controle do estoque, o que assegura mais otimização do ciclo de produção.
As consequências obtidas com o e-procurement são:
- A diminuição de ciclos;
- a redução dos custos administrativos;
- a melhoria do aproveitamento estratégico;
- a redução dos preços de compras;
- a diminuição dos custos de estoque.
Compras internacionais
Refere-se aos processos fiscal e comercial que preveem que determinada carga seja encaminhada de outro país para o local de referência.
Em outras palavras, é a operação de importação.
Neste post, vamos nos focar no e-procurement, que está diretamente relacionado ao software de compras e permite atingir resultados ainda melhores.
O que é o sistema de compras
É um software que permite gerenciar todas as ações relativas ao departamento de Compras, como a gestão de fornecedores, aquisições, recebimentos, entre outras.
Nesse contexto, o e-procurement é uma solução direcionada para o gerenciamento das compras.
Ele abrange desde a solicitação até o pagamento do fornecedor. Por isso, é possível gerir o estoque, reduzir os custos e otimizar os ciclos de produção.
Quais as vantagens do sistema de compras
Esse software é específico para as compras e, por isso, garante que a empresa obtenha diversos benefícios.
Entre eles podem ser citados:
Controle de pedidos de compra
As compras realizadas pela empresa envolvem diferentes áreas, como o financeiro, as contas a pagar, o estoque e a produção.
O software de compras possibilita controlar os pedidos e fazer a integração entre esses setores, detalhando as condições de pagamento, a data de vencimento e outros itens importantes.
Assim, a empresa pode se organizar melhor e até fazer pedidos maiores, o que assegura uma porcentagem maior de descontos.
Atualização automática
As aquisições feitas têm seu lançamento por meio da indicação de itens ao estoque disponível. Isso agiliza a rotina diária da empresa e oferece um status atualizado e com menor chances de erros, já que a digitação manual das entradas no estoque pode ocasionar falhas humanas.
Ao mesmo tempo, essa situação evita a inserção de informações repetidas, que necessitam de controles paralelos.
Monitoramento dos pedidos de compra
O software de compras permite fazer um controle mais adequado dos pedidos, o que resulta em mais precisão ao prever a entrada de produtos.
Agilidade nas transações
Além de o software de compras oferecer a chance de entrar em contato com um maior número de fornecedores, ele também assegura uma agilidade maior nas transações.
Por exemplo: para fazer um orçamento se transformar em uma compra, basta dar um clique. Já para fazer as cotações, é só enviar um pedido e aguardar o retorno dos fornecedores.
Em relação às notas fiscais, o sistema pode ter a opção de digitalizar o documento fiscal e integrar as informações para não precisar digitá-las.
Assim, em poucos minutos é possível gerar uma movimentação no estoque, fazer um lançamento financeiro e registrar o fornecedor.
Aumento da lucratividade
O software de compras está adequado às regras do negócio e simplifica a gestão de relatórios de desempenho por se integrar ao sistema ERP.
Leia mais: INTEGRAÇÃO ENTRE O ERP E A AUTOMAÇÃO DE COMPRAS: POR QUE APLICAR NA SUA EMPRESA?
Com esses dados, você pode negociar preços mais atrativos com os fornecedores e alocar verbas de acordo com os centros de custo a fim de identificar quais setores gastam mais e quais gastam menos.
Acompanhamento dos pedidos no sistema de compras
Por meio do software de compras, você pode fazer o acompanhamento dos pedidos diretamente pelo sistema. Isso também é permitido ao fornecedor.
Dessa forma, é possível identificar gargalos mais rapidamente e encontrar uma solução para eles.
Viu como você pode conseguir mais resultados com o sistema de compras?
Aproveite para reduzir o ciclo da sua empresa, conseguir fornecedores mais qualificados e diminuir custos e implanta agora esse software na sua companhia!
Entre em contato conosco e veja como a IBID pode ajudar a sua empresa.