O QUE É E QUAIS SÃO OS BENEFÍCIOS DA LOGÍSTICA INTEGRADA?
O conceito de cadeia de suprimentos vem se desenvolvendo de acordo com as necessidades do mercado. Nesse contexto surge a...
O conceito de cadeia de suprimentos vem se desenvolvendo de acordo com as necessidades do mercado.
Nesse contexto surge a ideia de logística integrada, uma expressão que designa a interligação das operações em uma estratégia.
A ideia desse novo conceito é ir além do simples transporte e armazenamento de mercadorias.
Esse tipo de logística prevê a inserção de processos, mercados e técnicas em uma estratégia holística, que leve em conta toda a cadeia produtiva, desde a origem dos produtos até sua distribuição para os consumidores finais.
Achou esse novo formato logístico muito complexo?
Leia este post e entenda melhor como ele funciona.
O que é logística integrada?
Esse conceito prevê a integração dos processos logísticos a partir de um sistema inteligente que seja capaz de monitorar o fluxo logístico e gerenciar as atividades.
Para ser mais eficiente, esse procedimento é responsabilidade de um setor específico, que planeja, implementa e controla todas as etapas.
O resultado é a possibilidade de ajustar o que for necessário, evitando e prevenindo a ocorrência de falhas.
Quais são as áreas da logística integrada?
Esse formato da logística divide-se em 3 áreas principais:
- Logística inbound: abrange a relação com os fornecedores e trabalha com o transporte, compra, armazenamento e controle de qualidade das matérias-primas;
- Logística industrial: compreende o abastecimento da linha de produção, além do transporte e controle dos materiais que estão sendo processados;
- Logística outbound: envolve a entrega dos produtos para o consumidor final e o relacionamento da empresa com os clientes.
É importante destacar que, dependendo da abordagem, as áreas podem ser diferentes. No entanto, elas acabam representando a mesma coisa.
Por exemplo, as subdivisões desse tipo de logística podem ser:
- Administração de materiais: abrange as operações referentes ao fluxo de insumos, desde a compra de matérias-primas à fábrica. Essa área negocia a compra, garante o controle de qualidade, providencia o transporte, faz a gestão do armazenamento, entre outras atividades. A finalidade é a redução de custos e o estabelecimento de parcerias com fornecedores para agilizar a produção;
- Movimentação de materiais: é a atividade que realiza o transporte dos insumos e assegura que a linha de produção se mantenha abastecida sem haver grandes sobras. Outra responsabilidade é a garantia de transporte dos materiais que estão sendo processados, inclusive do empacotamento, armazenamento e administração do trabalho de modo eficiente;
- Distribuição física: é a parte final, em que os produtos são entregues nos pontos de distribuição e de venda com a garantia de agilidade, qualidade e preço reduzido.
Como você pôde perceber, as 3 áreas precisam interagir para garantir que a logística seja integrada.
Quais são as vantagens dessa técnica?
Seu negócio pode garantir vários benefícios ao adotar esse tipo de logística.
Veja a seguir algumas vantagens:
Redução de custos operacionais
A aplicação desse tipo de logística ocasiona menos retrabalho e evita a confusão de informações.
O objetivo é evitar que dois profissionais ou setores estejam executando o mesmo trabalho ou um departamento específico realize o serviço duas vezes.
Maior controle sobre processos e fluxos
A centralização da logística em uma estratégia específica facilita a visão dos gestores sobre processos e produtos.
A visão holística possibilita acompanhar e compreender o fluxo desde os fornecedores até a entrega para o consumidor final.
Por exemplo: se você produz batatas fritas, consegue observar a produção completa, desde a coleta das batatas até a entrega ao cliente na lanchonete.
Assim é possível verificar pontos e falhas que estejam comprometendo o processo.
Melhores índices de produtividade
A logística completamente integrada permite que cada setor compreenda seu papel no processo.
O resultado é uma produtividade maior, sem desperdícios e a compreensão do que vem antes e depois do trabalho.
Processos mais organizados e ágeis
A conexão das etapas logísticas organiza melhor os processos e integra a comunicação dos mais diversos setores de modo estratégico.
Essa situação influencia positivamente a produção, já que a cadeia de suprimentos funciona sem interrupções e gargalos e os processos são acelerados.
Melhor relacionamento com os clientes e fornecedores
A logística realizada de modo integrada proporciona a melhora dos processos de produção, desde a compra de matérias-primas até o consumidor final.
Assim consegue-se obter mais vantagem competitiva devido à entrega mais rápida e com mais qualidade.
Isso também garante que o prazo de solução dos problemas e de reposição e substituição das mercadorias que estão em não conformidade será mais rápido.
O resultado é a maior satisfação dos consumidores com a sua marca.
Assim você pôde ver que a logística integrada é um processo otimizado e que vale a pena inserir na sua empresa.
Ficou com alguma dúvida?
Deixe seu comentário no post.