5 ERROS DA LOGÍSTICA QUE VOCÊ DEVE EVITAR
As operações da cadeia de suprimentos são fundamentais para o bom andamento da organização. Mesmo assim, muitas empresas atuam sem...
As operações da cadeia de suprimentos são fundamentais para o bom andamento da organização. Mesmo assim, muitas empresas atuam sem fazer um planejamento adequado, porque as transações nem sempre representam a atividade principal do negócio.
É aí que os erros da logística podem aparecer.
Essas falhas podem ocasionar grandes prejuízos financeiros, que, por sua vez, podem gerar outros problemas, como veículos sem manutenção, falta de materiais, atrasos na entrega, perdas de encomendas etc.
A questão é: quais são os principais erros que podem acontecer na logística?
Neste post apresentaremos 5 deles, indicando como solucioná-los para que a sua empresa mantenha a credibilidade perante os clientes e stakeholders.
Quer saber mais? Acompanhe os erros a partir de agora:
1. Considerar a cadeia de suprimentos como uma estrutura fixa
A supply chain possui uma estrutura com um ciclo que se complementa. Isso não significa que é fixa.
Na realidade, ela precisa ser adaptável e se ajustar conforme a realidade da sua empresa.
Dentro da estrutura também devem ser criados os setores com as respetivas metas.
Quando não há um alinhamento, isso pode prejudicar o resultado final da cadeia de suprimentos.
É necessário compreender que a estrutura é dinâmica e que os processos de cada etapa influenciam outros pontos e podem causar alterações.
Tenha em mente que as mudanças e imprevistos podem ocorrer desde o período da gestão de compras até o transporte de produtos.
Isso significa que os gestores precisam estar atentos e preparados para escolher as melhores soluções e alternativas.
2. Faltar preparo para a equipe
Um erro bastante comum entre as empresas é focar a preparação na equipe de vendas, para que a comercialização de produtos e serviços aumente.
No entanto, os profissionais de logística também devem estar bem preparados para atender os clientes e fornecer uma experiência de compra única.
Perceba que o resultado será negativo, se o produto chegar ao consumidor avariado ou com atraso.
Por isso, os colaboradores da equipe precisam aplicar as boas práticas de gestão de estoque e ciclo de pedidos para garantir que tudo ocorra conforme o planejado.
Além disso, uma equipe capacitada domina as operações do fluxo da cadeia produtiva e realiza as atividades com eficiência e rapidez.
Essa característica eleva a satisfação do consumidor e a possibilidade de fidelização.
3. Ter processos mal definidos
A padronização de processos assegura que os requisitos específicos das atividades sejam conquistados.
Você pode aplicar termos e condições para criar ou aumentar o controle dos processos e fazer um tratamento sem distinção, de acordo com as diretrizes do negócio.
O cuidado que se deve ter é que o processo deve permanecer flexível para que seja adequado a todas as situações.
Isso pode acontecer por meio do detalhamento do fluxo das atividades principais, que deve estar visível aos envolvidos e ser passível de revisão frequente.
Outra alternativa é definir métodos de trabalho, que se relacionam às formas de operacionalização das atividades, ou seja, os meios que permitem alcançar os resultados.
Assim, consegue-se fornecer fluidez ao processo e acelerar o fluxo das informações.
4. Não contar com a tecnologia
Os softwares de gestão de logística facilitam e simplificam os processos e toda a cadeia logística.
É assim que você conseguirá ter uma visibilidade maior dos dados e obter maior precisão nas informações, o que evita erros, perdas, inconsistências, extravios e desvios.
A tecnologia ainda melhora o acompanhamento de cada etapa. Desse modo, os gestores podem realizar os ajustes necessários para garantir que os processos sejam executados adequadamente.
Outros benefícios dos sistemas são otimizar o fluxo operacional, trazer simplicidade para a gestão do negócio e apresentar mais clareza às operações.
Além disso, é possível fazer o monitoramento de cargas e consultar envios e coletas em tempo real, aumentando a segurança e a garantia de entrega.
O resultado é mais competitividade, visão integrada dos processos, agilidade na execução das atividades, e redução de riscos e custos operacionais.
5. Ignorar os resultados
O desempenho das atividades e do setor precisa ser mensurado para que os ajustes necessários possam ser executados.
No entanto, deve-se considerá-los. Perceba que medir o resultado é o princípio para identificar desvios, corrigi-los e continuar em busca do que foi planejado.
Use os indicadores para embasar suas decisões. Tenha em mente que eles devem ser importantes para a empresa e ajudar a atingir maiores níveis de qualidade e eficiência.
A consequência é a possibilidade de oferecer o produto com um menor custo, no lugar desejado e condições predeterminadas ou seja, você atende às expectativas do cliente.
Analisando esses 5 erros da logística, fica muito mais fácil consertar o que é necessário na sua empresa e atingir resultados mais eficientes, não é mesmo?
Se gostou deste conteúdo, aproveite e compartilhe-o nas suas redes sociais!