COMO FAZER O CÁLCULO DE CUBAGEM DO FRETE?
O processo de transporte de cargas possui diversas variáveis que precisam ser consideradas. Uma delas é o cálculo de cubagem...
O processo de transporte de cargas possui diversas variáveis que precisam ser consideradas. Uma delas é o cálculo de cubagem do frete.
A ideia, aqui, é garantir a otimização da capacidade de carga dos veículos para evitar espaços vazios em cada caminhão.
Essa também é uma maneira de determinar um valor mais justo que considere as particularidades de cada item transportado.
Considerando esse contexto, neste post vamos explicar o que é a cubagem, como é calculada e seu impacto no frete. Vamos lá?
O conceito de cubagem do frete
Esse conceito se reflete no cálculo, que tem por finalidade identificar a relação entre volume e peso.
Com essa análise consegue-se chegar o espaço efetivo que um objeto ocupa.
O resultado desse cálculo possibilita planejar melhor o processo de carregamento e definir o preço do frete de modo condizente e justo.
Ao mesmo tempo, reduz os custos desnecessários devido à operação ser feita sempre com uma frota com carga completa, não ociosa.
A importância desse critério pode ser observada por meio de um exemplo.
Um veículo com capacidade de 10 toneladas transporta facilmente esse peso de chumbo, mas haveria uma dificuldade maior se a carga fosse de algodão, porque esse produto é leve e demandaria mais caminhões para a conclusão do transporte.
É nesse tipo de caso que o peso cubado tem uma grande relevância.
Ele possibilita fazer um planejamento eficiente para determinar, por exemplo, que o transporte será feito com carga mista para ocupar a capacidade total da frota ou evitar desperdício e sobrepeso.
O cálculo de cubagem do frete
A compreensão do que é a cubagem leva ao seu cálculo, que é bastante simples. O primeiro passo é saber o peso e as dimensões da carga.
Os produtos devem estar embalados, porque o peso cubado considera as características da caixa.
A segunda etapa é o fator de cubagem, uma constante que é definida pelo peso considerado ideal para o volume de 1 m³ transportado.
Observe que a Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) determina que o padrão do fator de cubagem é 300, mas sua empresa pode adaptar esse número conforme as particularidades do negócio.
Com esses dados em mãos, basta conhecer a fórmula: comprimento x altura x largura x quantidade (se necessário) x fator de cubagem.
Esse é o padrão, mas existem algumas transportadoras que dividem os primeiros valores pelo fator de cubagem, não multiplicam.
Você também deve atentar às unidades de medida, que podem ser em centímetros ou metros, quilos ou gramas.
Se houver incompatibilidades, o cálculo apresentará erros. Portanto, sempre que necessário, é preciso aplicar as conversões.
O resultado indicará o peso cubado em quilos.
Ele costuma ser comparado ao peso físico e o que apresentar um número mais alto sofrerá a incidência do frete.
O impacto da cubagem no valor do frete
A cubagem é fundamental para que o preço do frete seja mais justo para a transportadora e empresa contratante.
Nos casos em que é considerado apenas o peso ou a dimensão da carga, a cobrança pode ser inadequada, o que significa que os veículos podem circular com sobrepeso ou espaço ocioso.
Assim, o cálculo da cubagem traz mais precisão e, por isso, aumenta a eficiência e a rentabilidade das operações logísticas.
O serviço passa a ser de mais qualidade e o preço é bastante competitivo.
O ideal é sempre estudar as possibilidades da carga e otimizar as embalagens ao máximo para evitar prejuízos financeiros.
Perceba que um erro no cálculo compromete o lucro da empresa. Por isso, vale a pena cuidar desse aspecto.
Entendeu por que o cálculo de cubagem do frete é importante?
Agora que você já sabe aplicá-lo, basta otimizar o processo de transporte na sua empresa.
Para conhecer outro fator que interfere na carga, leia sobre como a fiscalização da Sefaz interfere no custo do frete.
Para mais informações sobre como fazer o cálculo da cubagem do frete, confira outras matérias aqui no nosso blog!