Principais tendências de S2P para minar seus concorrentes
Você precisa saber quais serão as principais tendências de S2P relacionadas à automação e a retomada pós-pandemia. Afinal, os últimos...
Você precisa saber quais serão as principais tendências de S2P relacionadas à automação e a retomada pós-pandemia. Afinal, os últimos 2 anos foram, sem dúvidas, um dos mais desafiadores para a sociedade, comércio, logística e para a economia no geral, não é mesmo?
Mas não podemos negar que também foi um grande impulso para novas descobertas.
O mundo já caminhava a passos largos para automatizar e digitalizar processos. O Brasil, no entanto, ainda estava muito tímido nesse caminho e, por isso, apresentava uma enorme desvantagem competitiva no mercado internacional.
Com as paralisações e medidas sanitárias para conter o COVID-19, algumas etapas de automação foram antecipadas. Muitas resoluções desse período devem se manter nos próximos anos. É exatamente sobre este tema que falaremos a seguir, principalmente evoluções voltadas para tendências de S2P, que ganharam força em 2020 e devem se manter nos próximos anos.
Preparados? Então, vamos lá!
O que é S2P (source-to-pay)
Antes de listarmos as principais tendências de S2P, precisamos compreender a que esse termo se refere, não é mesmo? S2P, ou source-to-pay, é um processo de procurement, que engloba a descoberta de fornecedores, negociação, contração e pagamento.
Ou seja, chamamos de source-to-pay todos os processos e ações necessários para que uma empresa adquira e pague por bens e serviços terceirizados. Começando, portanto, em estratégias de sourcing e culminando no pagamento dos bens adquiridos.
Como já vimos por aqui, a área de procurement é todo o processo de compra, negociação, logística, gestão de aprovisionamento e aquisição. Isso quer dizer, portanto, que as tendências de S2P também fazem parte de um processo de automação em procurement.
Não deixe de ler: E-PROCUREMENT. VOCÊ SABE O QUE É?
Agora que você já sabe o que esse termo significa, que tal vermos algumas das principais tendências de S2P?
Quais serão as principais tendências de S2P para o mundo pós-pandemia?
Claramente, os processos relacionados ao procure-to-pay (P2P) estão em rápida e constante evolução. E a tecnologia é um fator determinante nesse processo. As principais empresas do mercado já estão se automatizando e utilizando ferramentas valiosas para otimizar processos, diminuir custos e minimizar ineficiências das etapas que demandam maior presença humana.
E, claro, muito do incentivo para que outras empresas e países aderissem às novas mudanças foram os desafios durante a pandemia. Por isso, além da digitalização, muitos negócios passaram a dar mais importância para o gerenciamento, em períodos como os atuais.
Podemos dizer, portanto, que essa grande evolução está atrelada principalmente a 3 pilares: automação completa, tecnologias inteligentes e gestão de riscos. Vamos entender melhor cada um deles?
1 – Automatização completa
A automação não é exatamente uma das tendências de S2P, afinal, ela já vem se desenvolvendo há algum tempo. No entanto, a grande expectativa para os próximos anos é a automação e digitalização completa de todos os processos de pagamento.
Ou seja, a ideia é que haja o mínimo de interferência humana no gerenciamento, finalização de compras e pagamentos. Estamos falando desde a impressora que, automaticamente, avisa sobre falta de suprimentos, até chatbots e robôs, que não apenas agendam os pagamentos, como fazem uma filtragem dos melhores fornecedores e ainda acompanham o contrato para determinar custos, economias e níveis de qualidade.
Como você já deve imaginar, a era dos dados trouxe inúmeros benefícios, mas também desafios, como a produção de muitos dados, por exemplo. Cada etapa, processo e ferramenta pode produzir bilhões de dados extremamente valiosos para o seu negócio. Mas o processo de captura e armazenamento dessas informações era praticamente impossível há alguns anos.
Isso quer dizer que, junto com a automação, também surgiu o Big Data, que nada mais é que a capacidade de captação, armazenamento e análise de grandes dados.
Essa tecnologia possibilitou que gestores desenvolvessem estratégias e processos cada vez mais eficientes e personalizados às necessidades da empresa, funcionários e consumidores.
2 – Tecnologias inteligentes
Falando em automação, precisamos listar, entre as principais tendências de S2P, as tecnologias inteligentes. Afinal, elas são parte fundamental para a revolução tecnológica atual.
É claro que a expertise do ser humano não pode ser replicada, pelo menos não por agora. Mas a ideia das tecnologias inteligentes é se aproximar o máximo possível da capacidade humana. Para isso, foram desenvolvidos filtros, sensores e ferramentas automáticas que pudessem aprender e replicar comandos complexos. Inclusive, algumas delas conseguem ir além e realizar conexões não programadas para tomar decisões a respeito de bugs, variáveis não determinadas e ajustes.
Dentre as principais tendências de S2P , na categoria de tecnologias inteligente, temos:
- Automação robótica;
- Inteligência artificial;
- Machine learning;
- Entre outras.
3 – Gestão de riscos
Por fim, a última das tendências de S2P que gostaríamos de listar aqui é a gestão de riscos. Talvez você esteja pensando: Bom, mas isso eu já faço há algum tempo na minha empresa.
Será? O fato é que a gestão de riscos pré-pandemia era uma atividade superficial, com uma visão muito simplificada dos reais riscos. A gestão de fornecedores, por exemplo, não contava com contratos inteligentes, tão pouco análise contínua dos níveis de qualidade, ou se tratava simplesmente de uma função reativa. Posta em prática, portanto, apenas quando os problemas já haviam se desenvolvido.
Podemos dizer que a tendência de S2P para os próximos anos é ir além e focar na gestão de riscos preventiva, estabelecendo, assim, um relacionamento estratégico com os fornecedores pautado em pesquisas aprofundadas sobre qualidade, segurança, níveis de serviço e históricos.
Pode parecer, à primeira vista, uma função muito trabalhosa, mas com tecnologia e boas ferramentas de gerenciamento, todo o processo fica muito mais fácil e eficiente. Acredite, esse combo de tendências de S2P não são apenas desejadas, são exigências que o mercado vai cobrar da sua empresa! Portanto, se antecipe e esteja preparado!
Como? Veja no próximo tópico.
Não deixe de ler: COMO IMPLEMENTAR TECNOLOGIAS DE AQUISIÇÃO?
Como a sua empresa pode se preparar para acompanhar as tendências de S2P?
A primeira dica para acompanhar as tendências de S2P é investimento em pesquisa e tecnologia! A sua empresa não se manterá no mercado, com os níveis de competição atuais, sem investir em bons sistemas, análises e profissionais capacitados para operar essas ferramentas.
Apesar do desejo pela automação total, a sua empresa precisa investir em bons parceiros, tanto internos (colaboradores), quanto externos! E, principalmente, se preocupar em criar uma estrutura a altura de toda a evolução tecnológica que está ocorrendo!
Que tal começar com uma ferramenta de gestão de fornecedores, robusta, tecnológica e intuitiva?
Sim? Então, você precisa conhecer a solução da IBID. Veja só:
IBID
Nossa plataforma de compras trabalha para agilizar todos os processos de Supply Chain, minimizando os custos operacionais. Com a nossa ferramenta a sua empresa tem acesso a funções que permitem rastreabilidade e auditoria no processo de aquisição de materiais e serviços, provendo transparência e eficiência.
Além de promover colaboração eletrônica entre compradores e fornecedores, assim tornando-os reais parceiros de negócios.
Veja abaixo um pouco mais sobre os nossos números:
- Mais de 40 clientes, que revolucionaram o setor de compras e alcançaram resultados incríveis;
- 20 bilhões de reais em transações nos últimos dois anos;
- Mais de 300 mil fornecedores cadastrados.
Como conseguimos fazer isso? Como funções como:
- Gestão de Fornecedores, com propostas padronizadas e automatizadas, base de dados atualizada, comunicação ágil e eficaz.
- BI – Business Intelligence, com indicadores de performance (KPIs) focados para a necessidade de suprimentos. Além de gráficos inteligentes, sinalizadores de tendências e riscos;
- Follow-up preventivo e eletrônico;
- Etc.
Essas funções auxiliam na automação e na integração entre sistemas logísticos. Possibilitando, desta forma, que todos os processos se comuniquem em tempo real, com fluidez na troca de informações e facilidade no monitoramento. Além, é claro, de ajudar sua empresa a:
- Diminuir custos;
- Otimizar recursos;
- Potencializar estratégias;
- Padronizar processos;
- Facilitar o monitoramento e gerenciamento de aquisição.
Quer elevar seu rendimento, reduzir custos, aumentar sua eficiência e melhorar os resultados com a IBID? Então, solicite agora mesmo uma demonstração e tenha acesso a todos os nossos benefícios!