COMPRADOR DEVE SOLUCIONAR E NÃO CAUSAR PROBLEMAS
A interdependência entre as empresas e seus fornecedores é, cada vez mais, algo estratégico. Para se manterem competitivas, com elevada...
A interdependência entre as empresas e seus fornecedores é, cada vez mais, algo estratégico.
Para se manterem competitivas, com elevada qualidade e garantindo bons lucros, a formatação de excelentes parcerias com outras empresas que lhes forneçam matéria prima, componentes e serviços é extremamente fundamental.
Neste contexto, os compradores assumem um papel importante: de negociador e de mediador entre os interesses corporativos e as expectativas dos fornecedores.
É dever do comprador fazer o meio de campo para que as relações se tornem cada vez mais densas, duradouras e produtivas.
Além disso, o papel do comprador também envolve a organização e o estímulo de seus clientes internos (pessoas com poder de decisão em outros departamentos) para que pensem nas compras de forma estratégica.
Não é mais viável uma empresa encarar o comprador como aquele que “apaga incêndios”.
Os suprimentos também precisam entrar no planejamento estratégico, para que as compras sejam feitas com antecedência, com os melhores preços e prazos e para que o relacionamento com os fornecedores se fortaleça.
Prazos apertados, cobrança pela diminuição de investimentos em compras e stress causado pelo fato de estar entre a empresa e fornecedor tornam o comprador um profissional que, cada vez mais, deve assumir autonomia e poder de decisão.
Como lidar com a quantidade de empresas que batem à porta para oferecer seus produtos e serviços?
E com os clientes internos, que estão cada vez mais exigentes?
Listamos aqui alguns conselhos para que você, comprador, assuma seu papel de solucionador e fique distante da possibilidade de alguém vê-lo como causador de problemas!
Organize a casa
Comece criando, junto à direção, algumas regras para solicitações de compras.
Mostre às lideranças dos demais setores que elas também são responsáveis pelo bom andamento das compras.
Para isso, é interessante mostrar as dificuldades e os desafios do dia a dia da equipe de compras.
Explique por que é importante o comprometimento de todos.
Use a tecnologia a seu favor.
Adquira ferramentas que contribuam para que o processo se torne automatizado, distribuindo responsabilidades.
À medida que o processo de compras é visto de forma mais estratégica, a vida do pessoal de compras tende a melhorar, pois conseguirão atender às demandas em tempo ágil, com qualidade e contribuindo com o controle de custos.
Envolva o fornecedor no seu projeto
Mostre às demais lideranças a importância de consultar o mercado antes de finalizar um projeto de novo produto ou serviço.
Isso será útil na hora de começar a fabricação, pois você já terá uma lista de possíveis fornecedores testados e pré-aprovados para comprar os insumos.
Invista no relacionamento com os fornecedores
Não caia no erro de só agradar ao fornecedor quando precisar dele.
Procure-o também para reuniões cujos objetivos não sejam só negócios.
Promova eventos, chame-o para conhecer o dia a dia da empresa, estabeleça uma relação mais próxima você saberá equilibrar para que o relacionamento não se torne íntimo demais!
Faça contratos para serviços e produtos essenciais
Garantir que os insumos (matéria-prima, peças, componentes de máquinas etc.) e serviços essenciais estejam sempre à disposição é uma ótima maneira de ser um comprador solucionador.
Para isso, é interessante fazer acordos formais com os fornecedores, incluindo contratos.
Obviamente, o fornecedor só assinará um contrato quando for interessante para ele ser a exclusividade.
Ofereça vantagens para que seus fornecedores se comprometam contigo.
Achou as dicas deste post úteis?
Ficou com alguma dúvida?
Comente!