ÁREAS EMERGENTES PARA AS REDES DE FORNECEDORES
O estudo do Aberdeen Group identificou algumas áreas emergentes para as redes de fornecedores. As melhores empresas na categoria já...
O estudo do Aberdeen Group identificou algumas áreas emergentes para as redes de fornecedores.
As melhores empresas na categoria já encontraram o caminho para tirar o máximo proveito da capacidade da cloud computing – ou computação na nuvem – para o armazenamento de documentos comerciais e a colaboração dos fornecedores.
Outra vantagem diz respeito à pesquisa e à identificação nas redes de vendedores de insumos e matérias-primas em níveis mais elevados.
Outra conclusão importante da pesquisa mostra que a difusão crescente do uso dos recursos da cloud computing faz com que 69% das melhores empresas estejam mais propensas a armazenar documentos na própria redes de fornecedor.
Índice tão elevado coloca por terra um dos grandes receios que costumavam rondar a tecnologia na nuvem: a segurança dos dados.
A evolução tecnológica dos sistemas de segurança da computação na nuvem dá ao gestor a tranquilidade necessária na hora de arquivar todo tipo de documentação.
Ele sabe que todos os registros se encontram protegidos e que o histórico de transações se manterá preservado.
Capital de giro nas redes de fornecedores
Outra área com grande potencial para as redes de fornecedor é a responsável pelo gerenciamento dos descontos dinâmicos (capital de giro).
A agilidade obtida com a automação do fluxo de documentos dá à empresa a oportunidade de potencializar ganhos financeiros, decorrência direta da maior eficiência nos processos.
O Aberdeen Group prevê que o gerenciamento de fornecedores e de pagamentos – uma característica dos consórcios com foco vertical – conquistará espaço também em plataformas em redes de fornecedor com perfis “fornecedor global” e de “pedido de pagamento”.
Neste caso, verifica-se a evolução das estruturas de e-Procurement.
De forma geral, o estudo aponta para o aprimoramento das redes de fornecedores.
De um lado, perde força o modelo de rede centrada no comprador.
De outro, haverá o avanço do formato no qual a rede está centrada no comércio.
Isso representa a evolução para uma abordagem holística da relação estabelecida entre empresa compradora e fornecedor.