CARGA LOTAÇÃO E TRANSPORTE DEDICADO: QUAIS SÃO AS DIFERENÇAS?

Quem trabalha com logística precisa entender as diferenças entre dois conceitos relevantes: carga lotação e transporte dedicado. Quem trabalha com...

por: Fábio Hoinaski

Quem trabalha com logística precisa entender as diferenças entre dois conceitos relevantes: carga lotação e transporte dedicado.

Quem trabalha com logística precisa entender as diferenças entre dois conceitos relevantes: carga lotação e transporte dedicado.

Cada um deles possui suas características e serve para situações específicas.

No entanto, muita gente os confunde. Afinal de contas, a explicação superficial define que a carga lotação é quando os produtos de determinado cliente ocupam o espaço completo do veículo de transporte.

Já o transporte dedicado é aquele no qual o cliente exige a entrega exclusiva da carga.

Ou seja, independentemente do espaço disponível, apenas os produtos daquela empresa ocupam o veículo.

Neste post, vamos abordar de modo mais aprofundado as diferenças entre esses conceitos para que você saiba quando deve optar por cada um dos tipos de transporte.

Então, vamos lá?

O que é carga lotação?

Também chamado de carga fechada, é quando o caminhão é carregado com os produtos solicitados apenas por um cliente.

Desse modo, não há outras entregas pelo caminho e os itens vão diretamente da fábrica ao armazém.

Para saber se a carga lotação é a mais adequada ao seu caso, é preciso verificar os seguintes aspectos:

  • Disponibilidade: a transportadora precisa ter diferentes tipos de veículos, com capacidades diversas para atender qualquer demanda;
  • Custo baixo: os embarcadores gastam menos com esse tipo de carga, porque as operações intermediárias são eliminadas, bem como a cobrança de algumas taxas que são comuns às cargas fracionadas;
  • Organização mais adequada: os itens ficam melhor acomodados no caminhão e o espaço é melhor aproveitado. Isso também gera uma redução de custo.

O que é transporte dedicado?

Nesse caso, o operador logístico direciona um veículo ao cliente. Com isso, o caminhão serve apenas para transportar as cargas daquela empresa.

Portanto, não há compartilhamento.

Além disso, a carroceria pode ser customizada com o logotipo ou os produtos vendidos. Algumas vantagens do transporte dedicado são:

  • Exclusividade no transporte: algumas empresas não podem compartilhar o veículo devido aos produtos com os quais trabalham. É o caso de companhias que comercializam frutas, que não podem compartilhar o espaço com produtos de limpeza, por exemplo. Além disso, o cliente pode transportar diferentes cargas em um único veículo, o que reduz a necessidade de caminhões;
  • Atendimento às demandas mais adequado: as cargas são diferentes e possuem características e necessidades diversas. Por isso, o transporte dedicado respeita as características de cada caso e evita danos às mercadorias mais frágeis;
  • Auxílio à divulgação da marca e dos produtos: a carroceria também pode ser personalizada, o que ajuda a atrair mais clientes e melhorar os resultados;
  • Precisão nas entregas: alguns operadores logísticos permitem fazer a gestão de entregas em tempo real, o que traz segurança às entregas e possibilita um melhor planejamento da logística de distribuição.

Qual a diferença entre carga lotação e transporte dedicado?

A resposta a essa pergunta é o veículo. Enquanto na carga lotação qualquer caminhão pode ser usado, no transporte dedicado há um específico para a empresa.

Além disso, na carga lotação o veículo é composto apenas por uma carga, enquanto no transporte dedicado pode haver duas, desde que sejam do mesmo cliente.

Em quaisquer dos casos, você consegue proteger a carga, principalmente se ela exigir cuidados especiais, como é o caso dos alimentos, por exemplo.

E a sua empresa, já atua com carga lotação e transporte dedicado?

Veja como implantar melhorias no transporte de mercadorias e o que deve considerar nesse processo.

 

© 2024 - Ibid - Densenvolvido por
Converte