COMO O MÉTODO KAIZEN PODE AJUDAR A GESTÃO DE ESTOQUES?

O mundo corporativo exige melhorias contínuas. É assim que a sua empresa pode se destacar perante a concorrência e conquistar...

por: Fábio Hoinaski

O mundo corporativo exige melhorias contínuas. É assim que a sua empresa pode se destacar perante a concorrência e conquistar espaço no mercado.

O resultado é o aumento da vantagem competitiva, que leva a resultados mais significativos.

A dúvida é: como fazer isso?

O método Kaizen é a resposta. Essa filosofia é voltada para a melhoria constante de todos os aspectos do indivíduo, ou seja, pessoal, social, familiar e profissional.

No entanto, essa metodologia é mais aplicada ao contexto empresarial. Nesse caso, proporciona o aumento da produtividade e a redução de custos.

Aliada à gestão de estoques, essa sistemática ainda diminui os desperdícios e melhora o fluxo de caixa do negócio, potencializando o lucro.

Para entender melhor esse assunto, neste post vamos abordar o conceito da metodologia Kaizen, como ela pode ser aplicada e qual sua relação direta com a gestão de estoques.

Vamos lá?

O que é o método Kaizen?

Esse conceito surgiu na Segunda Guerra Mundial nas fábricas japonesas. O nome do método foi criado porque kaizen, em japonês, significa mudança para melhor.

A ideia, portanto, é conquistar uma melhoria contínua que visa à redução de custos e aumento de produtividade.

Essa sistemática prevê que o trabalho coletivo é mais importante que o individual e o colaborador é um dos bens mais valiosos que a organização possui.

Assim, os esforços dos profissionais devem ser direcionados para as metas organizacionais compartilhadas, que devem estar alinhadas aos seus objetivos pessoais.

Dentro desse escopo, os mandamentos para a aplicação da metodologia Kaizen são:

  • eliminação do desperdício por meio das melhorias graduais;
  • envolvimento de todos os colaboradores, independentemente da hierarquia;
  • implantação da metodologia com baixo custo, sem ser necessário empregar valores altos em consultores e tecnologia;
  • aplicação fácil e em qualquer lugar;
  • apoio no princípio da gestão visual, que objetiva a transparência dos processos, procedimentos e valores, o que torna os desperdícios e problemas visíveis;
  • atenção ao local que efetivamente agregam valor, ou seja, o chão de fábrica ou o ambiente de trabalho;
  • orientação para os processos;
  • priorização das pessoas, com foco em uma nova mentalidade e um estilo de trabalho diferente, voltado para a qualidade e valores, como sabedoria, espírito de equipe, moral e autodisciplina.

Como o método Kaizen pode ser aplicado?

Há 3 formas de implantar essa prática no contexto corporativo:

Para administração

Abrange pontos importantes, que asseguram o progresso do moral do grupo e sua implantação.

Um gerente deve aplicar, pelo menos, 50% do tempo para o aprimoramento das práticas. Elas podem ir desde o uso de rascunho para impressão até o compartilhamento de informações.

As práticas devem ser padronizadas e compartilhadas com todos os colaboradores. Se os profissionais não as seguem, é preciso implantar a disciplina.

Se houver dificuldade, é necessário oferecer treinamentos ou revisar o padrão para que seja facilitado.

Para grupo

Implica o envolvimento de todos os colaboradores no aperfeiçoamento de processos da organização.

Os grupos devem ser compostos por profissionais de todas as áreas para encontrar diversas técnicas que permitam solucionar os problemas.

É necessário ter um líder, que informará sobre o andamento dos processos e transformará as informações em ações.

O grupo realiza o estudo dos problemas que devem ser solucionados. Diversas ferramentas podem ser usadas para ajudar nesse processo, como o ciclo PDCA, o 5W2H e os diagramas de causa e efeito.

Para pessoas

Objetiva incentivar as pessoas para que demonstrem mais empenho na realização das tarefas.

É um sistema funcional e dinâmico, que serve para a avaliação de desempenho dos colaboradores.

Como ajuda a otimizar a gestão de estoques?

A metodologia Kaizen tem como um de seus principais objetivos a identificação de oportunidades para eliminar os desperdícios, aprimorar a produtividade e a qualidade dos processos.

Por isso, ele é fundamental para a gestão de estoques.

Nesse caso, entende-se que o desperdício é justamente o excesso de estoque.

O gerenciamento dos itens armazenados, inclusive, é um dos principais desafios, porque é necessário equilibrar o atendimento à demanda e o custo para a manutenção do estoque.

Esses dois aspectos ainda precisam ser aliados ao risco de o produto se tornar obsoleto.

É desse modo que se consegue preservar a rentabilidade da empresa e permitir que o dinheiro seja empregado de outras maneiras.

Qual a relação da metodologia Kaizen nesse processo?

Por meio de suas ferramentas é possível otimizar o sistema. Veja quais recursos podem ser usados:

5S

Essa ferramenta possibilita levantar os produtos em estoque e classificá-los conforme sua movimentação.

Desse modo, determina-se aqueles com maior giro e os que estão obsoletos.

A partir desses dados consegue-se elaborar um novo layout para aprimorar o fluxo de separação e armazenagem, o que leva ao aumento da produtividade.

Logística enxuta

A ideia é trabalhar com o estoque reduzido, que possa atender à demanda sem excessos e elimine-se o transporte desnecessário.

A logística enxuta também possibilita verificar o giro dos itens estocados para que seja encontrada uma destinação mais adequada e evite-se o risco de obsolescência.

Diagrama de Ishikawa

Sua utilização pode ocorrer quando há um erro na operação. Por exemplo: uma falha na separação, um produto fora do lugar ou um atraso no carregamento.

Ciclo PDCA

O uso dessa ferramenta é feito quando a causa do problema é detectada. Assim, elabora-se um plano de ação que permita corrigir o problema. Desse modo, implanta-se o ciclo PDCA.

Fica evidente, então, que a metodologia Kaizen é uma boa maneira de conquistar melhores resultados na sua empresa, inclusive na gestão de estoque.

No entanto, não precisa se limitar. Essa sistemática pode ser adotada para vários processos da empresa.

Então, que tal complementar o método Kaizen para a gestão de estoques?

Aproveite e leia sobre as ferramentas Just in Time e Just in Case.

FAQ

Podemos afirmar que, no mundo corporativo é exigindo muitas melhorias e que são contínuas. Portanto, uma empresa pode ter um destaque que é em uma concorrência e para que seja conquistado um espaço no mercado. O resultado que é o de tudo isso é de se ter um aumento na vantagem que é a competitiva, o que pode ser levado a se ter resultados que sejam os mais competitivos.

O método denominado como o Kaizen, pode lhe ajudar em uma gestão de estoques, que é direcionado para uma melhoria que é a constante de todos os aspectos em um indivíduo, no campo que é o social, pessoal, familiar e no profissional. É uma metodologia muito aplicada no contexto que é o de uma empresa, para um aumento de produtividade e para uma redução de custos.

Conheça mais pelo que seria o método Kaizen

O método Kaizen é um conceito que surgiu na Segunda Guerra Mundial e nas fábricas que eram as japonesas. O nome é uma homenagem ao seu criador, que era japonês e significa ´´mudança para melhor“. A ideia desse método é a de conquistar uma melhoria que seja contínua e que vise á uma redução que é a de custos e a um aumento que é o da produtividade.

O que consiste a aplicação do método Kaizen

Na aplicação do método Kaizen, haverá uma eliminação que é a de um desperdício, com melhorias que sejam graduais, com o envolvimento de todos os colaboradores de uma empresa, com a implantação que é a de metodologias que são com um baixo custo, mas sem empregar valores que sejam altos em consultoria ou em tecnologia, com uma aplicação fácil e em qualquer lugar.

Há de se ter com o método Kaizen um apoio na gestão que é a individual, com a finalidade que é a de se ter uma transparência dos procedimentos e dos valores, tornando os desperdícios ou os problemas mais visíveis, com uma atenção ao local ou ao ambiente de trabalho, com orientação em todos os processos, priorizando as pessoas, com muita qualidade e valores.

No contexto que é o corporativo o método Kaizen também pode ser aplicado de 3 formas, na administração e em pontos que sejam importantes, mas que possam assegurar o progresso que é o da moral do grupo e de sua implantação, com um gerente podendo aplicar até 50% o tempo que é para um aprimoramento das práticas, que devem sempre ser padronizadas e compartilhadas.

No grupo se tem com a aplicação do método Kaizen o envolvimento que é o de todos os colaboradores, para um aperfeiçoamento que é o de processos de organização, com grupos de profissionais que são de todas as áreas e para a solução de problemas, com a necessidade que é a de ter um líder para informar sobre todo o andamento dos processos e para transformar em ações.

Para as pessoas em uma corporação, o método Kaizen ele poderá ser um incentivo e para que possam demonstrar muito mais empenho que é na realização das tarefas, num sistema que é tido como funcional e dinâmico, mas que serve para uma avaliação que é a de um desempenho dos colaboradores. Não deixe de ir até o nosso blog.

© 2024 - Ibid - Densenvolvido por
Converte