GESTÃO DE FROTAS: POR QUE USAR A TELEMETRIA NESSE PROCESSO
A gestão de frotas traz diversos benefícios à sua empresa. Você já sabe disso. A questão é: como otimizar esse...
A gestão de frotas traz diversos benefícios à sua empresa. Você já sabe disso. A questão é: como otimizar esse processo? A resposta a essa pergunta é a telemetria.
Essa tecnologia ajuda a monitorar as condições ambientais e os estados de diversos equipamentos.
Assim, consegue-se saber exatamente o estado de cada um deles e solucionar os problemas de modo mais prático.
Neste post, vamos apresentar o conceito de telemetria e indicar de que maneira você pode utilizá-lo para obter mais benefícios para o seu negócio.
Quer saber mais?
Então, acompanhe!
O que é telemetria?
Esse sistema de monitoramento é voltado para o comando, mensuração ou rastreamento de algo a distância.
Isso ocorre por meio de comunicação sem fio, como satélite ou sinais de rádio.
No caso da gestão de frota, a telemetria analisa os dados do veículo e os transmite remotamente para uma central de monitoramento montada para acompanhar e saber como anda a operação dos veículos, o consumo de combustível, a condução dos motoristas etc.
Como funciona a telemetria?
A coleta pode ocorrer de modo digital ou analógico. No segundo caso, o monitoramento ocorre sensor a sensor.
Por exemplo: ao instalar um fio no sensor do RPM, ele envia pulsos e faz uma calibração de veículo para veículo.
No digital, a leitura acontece pela central eletrônica do veículo, que está presente nos modelos mais recentes.
Por exemplo: em caminhões e outros tipos de transporte mais pesados, a central troca informações pela rede Controller Area Network (CAN).
Assim, pode-se saber se é necessário colocar combustível, qual é o nível do oxigênio, se o sensor está falhando etc.
A transmissão é executada por redes de celular e é necessária a conexão de um par de fios na rede CAN para fazer o acompanhamento do veículo.
Quais as vantagens da gestão de frotas pela telemetria?
Esse sistema apresenta diversos benefícios para as empresas que o adotam. Confira:
Fornecimento de informações seguras e precisas
Os dados do odômetro, consumo de combustível, RPM, velocidade e outros podem ser conquistados pelo sistema de telemetria, sendo que as informações são precisas e menos passíveis a erros.
Desse modo, é possível atuar de maneira eficiente, evitando imprevistos com os veículos.
Identificação de falhas em tempo real
A necessidade de correções e consertos é mais rápida pela telemetria.
Como o sistema envia dados precisos, o gestor recebe um alerta e pode arrumar rapidamente o que for preciso. Isso reduz os desperdícios, gera mais economia e oferece segurança às operações.
Definição de um ranking de motoristas
A telemetria permite saber os dados dos motoristas e definir aqueles que são melhores e piores de acordo com a maneira como conduzem os veículos.
Por exemplo: quais estão dirigindo com o RPM alto, o que ocasiona maior consumo de combustível e desgasta mais as peças de modo antecipado.
Outro benefício é saber o valor gasto por motorista em viagens, horários, rotas, entre outros detalhes.
Todas essas informações são fornecidas com bom nível de detalhamento e possibilita encontrar falhas na operação ou no veículo, criando planos de ação para resolver os problemas.
Aumento da economia
A implantação da telemetria ajuda na conscientização dos motoristas, o que potencializa a economia nas operações.
Uma estimativa média é que uma empresa com 400 veículos assistidos por esse sistema reduza os gastos em R$ 2 milhões por ano. A diminuição ocorre principalmente em relação à retífica de motores e diesel.
Automatização dos dados
O funcionamento da telemetria é autônomo.
Não é necessário manter um colaborador voltado para o cadastro das informações no sistema, porque a rede CAN realiza os processos automaticamente.
Cabe ao gestor fazer a análise dos dados informados.
Gestão inteligente
A gestão de frota baseada na telemetria fornece relatórios e dados que possibilitam ao gestor ter uma visão mais ampla do processo.
O sistema ainda permite controlar e otimizar as rotas, o que reduz o tempo e assegura o cumprimento de prazos.
Assim, a telemetria auxilia muito a gestão de frotas e traz mais eficiência a esse gerenciamento.
Para entender melhor sobre a importância do acompanhamento dos veículos, aproveite e leia o post “Monitoramento de cargas: por que adotar esse processo?”.
FAQ
Você sabe em uma gestão de frotas o motivo para usar a telemetria? O que podemos antes afirmar, é o de que uma gestão de frotas pode trazer muitas vantagens para a sua empresa e a questão fica em como otimizar todo esse processo, que pode ser feito pela telemetria, que é uma tecnologia que irá ajudar a monitorar as condições que são as ambientais e o estado dos equipamentos.
O que pode ser a telemetria
A telemetria é denominada como um sistema que é o de monitoramento que é para um comando, uma medição ou um rastreamento que é de algo á distância, numa comunicação que é feita sem fios, que podem ser por meio dos satélites ou dos sinais de rádio. Numa gestão de frotas, será a telemetria que irá analisar os dados de um veículo e o transporte, para serem analisados os dados remotamente.
Os dados remotos são transmitidos para uma central que é a de monitoramento, que é montada para acompanhar ou para ficar sabendo como anda a operação que é a de um veículo, como o seu consumo de combustível, uma condução que é feita pelos motoristas, etc. Contudo, a coleta de dados pode ser feita de forma digital ou analógica, que nesse último caso, pode acontecer um monitoramento por sensor a sensor.
Principais vantagens da telemetria em uma gestão de frotas
O sistema de telemetria em uma gestão de frotas pode trazer muitas vantagens e ainda mais pelas empresas que o adotam, como o fornecimento que é das informações que sejam as mais seguras ou precisas, com muitos dados de um veículo sendo conquistados pelo sistema de telemetria, com informações que sejam as mais precisas e menos passíveis de erros.
A atuação é feita de uma maneira que é mais eficiente e evitando muitos imprevistos com os veículos, com identificação de falhas em tempo real, para o conserto ser mais rápido por meio da telemetria, com um gestor recebendo um alerta, para que seja arrumado de forma rápida, reduzindo os desperdícios, com geração de mais economia e com muito mais segurança nas operações.
Há uma definição que é de um ranking de motoristas, para uma definição de quais são os melhores e piores, de acordo com a maneira que conduzem os veículos e também saber o valor que é o gasto por um motorista em uma viagem, os horários, as rotas e demais detalhes, com informações em um bom nível de detalhamento e para encontrar as falhas na operação do veículo.
Como ter mais economia com a telemetria?
R: A telemetria ajuda em uma conscientização dos motoristas e ainda potencializa toda uma economia nas operações.
Há uma automatização nos dados com a telemetria?
R: Sim, com a telemetria não há a necessidade de manter um colaborador para o cadastro das informações no sistema, com tudo sendo feito de forma automática.
Quem faz a gestão dos dados informados?
R: Caberá a um gestor para fazer toda a análise que é a dos dados informados automaticamente.