ISO 20400: CONHEÇA AS NORMAS DA COMPRA SUSTENTÁVEL
A compra sustentável é um bom negócio. Sua empresa pode conquistar maior competitividade e ganhar espaço no mercado. Além disso,...
A compra sustentável é um bom negócio. Sua empresa pode conquistar maior competitividade e ganhar espaço no mercado. Além disso, é possível melhorar a reputação. Mas você já ouviu falar na ISO 20400?
Essa é a primeira lei criada para regulamentar as compras sustentáveis.
Funciona em âmbito internacional e recomenda as melhores práticas que as empresas devem adotar para garantir aquisições ambiental e socialmente responsáveis.
Para esclarecer sobre essa regra, este post vai mostrar a ISO e apresentar seus detalhes principais.
Vamos lá?
O que é ISO 20400?
Essa é uma regra mais recente da International Organization for Standardization (ISO) que apresenta as boas práticas de compra sustentável.
A ideia é reduzir o impacto ambiental, garantir o funcionamento adequado dos negócios e melhorar a comunidade no qual a empresa está inserida.
Para assegurar todos esses aspectos, essa norma da ISO indica diretrizes para aliar os conceitos de sustentabilidade à estratégia organizacional e integrá-los às políticas de aquisições da empresa.
Além disso, ajuda a definir os princípios desse tipo de compra, por exemplo, transparência, respeito pelos direitos humanos, responsabilidade e comportamento ético.
Na prática, isso significa que a 20400 agrega valor às compras organizacionais e dissemina as ações de responsabilidade socioempresarial que fazem parte da norma ISO 26000, que ainda orientam toda a cadeia de abastecimento.
É importante destacar que esse assunto é responsabilidade da Comissão de Estudo Especial de Compras Sustentáveis da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT).
Por aqui, ainda está sendo desenvolvida uma versão para adoção nas empresas brasileiras.
O escopo é o mesmo da regra internacional, ou seja, a padronização de terminologias, princípios e diretrizes relativos às compras sustentáveis.
A ABNT participa das discussões a fim de assegurar que as normas acompanhem as necessidades das organizações brasileiras.
Quais os benefícios da ISO 20400?
A norma padroniza princípios e diretrizes para todos aqueles que trabalham em compras externas e internas, como fornecedores, empreiteiros, compradores e autoridades.
O objetivo é apresentar as práticas mais recomendadas para as compras sustentáveis.
Todos que seguirem as diretrizes serão beneficiados, porque ela oferece diversas vantagens, entre elas:
- Eleva o valor das práticas fundamentais do gerenciamento de compras;
- Diferencia os programas que realmente evitam a degradação ambiental, eliminam problemas de corrupção na cadeia de suprimentos e protegem direitos humanos de outros que desejam apenas se promover e passar uma impressão errônea;
- Incentiva mais empresas a lançarem programas similares e empregarem esforços ambientalmente responsáveis a partir dos bons resultados conquistados pelos empreendimentos que já adotam as compras sustentáveis;
- Permite fazer escolhas melhores e mais inteligentes em todas as aquisições.
Assim, os compradores entendem melhor o que são as compras sustentáveis e implantam ações mais sólidas e consistentes, que contribuem para o aperfeiçoamento do empreendimento.
Já os fornecedores conseguem entender melhor os desejos e as expectativas dos clientes e podem identificar problemas referentes à sustentabilidade no Brasil.
Portanto, recomenda-se adotar as diretrizes da ISO 20400 na sua empresa.
É assim que você garantirá diversos benefícios e poderá fazer um uso melhor dos recursos.
E você, já tem alguma experiência?
Deixe seu comentário no post.