TECNOLOGIA NA LOGÍSTICA: COMO USAR OS SISTEMAS A SEU FAVOR?

Os processos empresariais evoluíram muito a partir da adoção dos sistemas informatizados. Operações que antes eram manuais começaram a ser...

por: Fábio Hoinaski

Os processos empresariais evoluíram muito a partir da adoção dos sistemas informatizados. Operações que antes eram manuais começaram a ser realizadas automaticamente, reduzindo o desperdício de tempo e dinheiro dos empreendedores. No entanto, muita gente ainda questiona: como usar a tecnologia na logística?

Diversas são as respostas e os benefícios dessa prática. Afinal de contas, a logística das empresas atuais exige mais qualidade, rapidez e precisão em suas atividades.

Além disso, o fluxo de informações deve ser constantemente compartilhado para que os dados estejam atualizados e os resultados obtidos apareçam.

Para entender melhor a relação entre a logística e a tecnologia, neste post vamos elencar de que forma os sistemas podem ser usados no dia a dia desse setor.

Acompanhe!

A influência da tecnologia na logística

Essa é uma atividade que envolve diversas informações relevantes, como controle de estoque, dados de clientes, movimentação no depósito etc.

A tecnologia trouxe mais rapidez no compartilhamento e fluxo de informações, o que aumenta a precisão das atividades e a possibilidade de interligação dos processos.

Assim, o desenvolvimento de soluções aprimora a automatização das atividades e faz com que os gestores foquem atividades estratégicas, não operacionais.

Nesse contexto aparece o sistema de informações logísticas (SIG), que integra as atividades em 4 níveis de funcionalidades:

Sistema transacional

Esse é a base das operações restantes e fornece informações sobre coordenações e atividades de planejamento. Esse é o local em que as informações logísticas são compartilhadas com outros setores.

Controle gerencial

Esse nível busca informações no sistema transacional para gerir as atividades logísticas. É aqui que estão as ferramentas de mensuração, como os indicadores.

Apoio à decisão

Os softwares são usados nesse nível para subsidiar as tomadas de decisão sobre as atividades operacionais e estratégicas. O objetivo é trazer mais objetividade ao processo.

Planejamento estratégico

Esse é o topo, que usa os níveis anteriores como base para o desenvolvimento e melhoria contínua.

A aplicação da tecnologia na logística

Existem duas ferramentas mais usadas para esse processo:

Warehouse Management System (WMS)

É mais indicado para armazéns, porque permite integrar e processar informações conforme a localização do item.

Ajuda em decisões operacionais, por exemplo, definição de rotas e endereçamento de produtos.

De modo geral, o WMS aprimora as atividades operacionais e administrativas no processo de armazenagem, inclusive inspeção, recebimento, estocagem, endereçamento, inventário, embalagem, separação e mais.

Enterprise Resource Planning (ERP)

É um sistema integrado de gestão que reúne todos os dados dos diferentes departamentos, tornando-os mais acessíveis.

Essa característica torna as informações mais concretas e palpáveis, o que leva a uma tomada de decisão mais exata.

Outros benefícios do ERP são o uso de um banco de dados centralizado e a abrangência funcional desse sistema.

Customer Relationship Management (CRM)

É um sistema de gestão de relacionamento com clientes e, por isso, transforma os consumidores no foco dos processos empresariais.

A vantagem é se antecipar e identificar as necessidades dos clientes.

Esse software ainda envolve os serviços de atendimento, como as entregas, e permite que a sua empresa obtenha feedback dos consumidores.

Assim, pode aprimorar seus processos.

O aprimoramento dos processos

A tecnologia pode melhorar os processos logísticos realizados na sua empresa. Veja como alcançar esse objetivo:

Integre os processos

Essa atitude gera uma comunicação mais fluida e que, muitas vezes, ocorrem em tempo real. Isso agiliza a conclusão das tarefas.

Por exemplo: um sistema utilizado na rotina de vendas atualiza automaticamente o estoque, que recebe a notificação para separar os produtos.

Ao mesmo tempo é dada a baixa nas quantidades do sistema e o alerta é emitido para gerar os documentos.

O resultado é um ganho de produtividade, agilidade na comunicação, aumento da segurança, diminuição de retrabalho e redução de falhas.

Faça o rastreamento das cargas em tempo real

A ideia é acompanhar o status do transporte das cargas, identificando ocorrências em tempo real. Assim, se necessário, é possível encontrar soluções precisas em um curto período de tempo.

Reduza o tempo do ciclo do pedido

Esse é o período que leva para um pedido ser concluído. Começa a ser contabilizado do momento da inserção no sistema até a entrega ao consumidor.

Com a tecnologia é possível diminuir o chamado lead time, aumentando a produtividade e a satisfação do cliente.

Controle os processos

O setor de logística gera dados diariamente e em uma quantidade muito grande. A tecnologia permite fazer um controle mais adequado das rotinas e informações importantes.

Com isso há um monitoramento maior dos processos de trabalho.

E a sua empresa, já adota a tecnologia na logística ou ainda precisa se aprimorar?

Aprofunde-se nesse assunto vendo como a relação entre TI e logística pode melhorar seus resultados.

 

 

© 2024 - Ibid - Densenvolvido por
Converte